22 May 2009

SOBRE O PLÁGIO

Estou escrevendo esse textículo, porque não quero cometer o crime de plágio quando copio um texto na íntegra, e é claro, ofereço a exposição do texto original, com o uso de palavras próprias do mesmo, e óbviamente, informo o leitor sobre a fonte de onde a informação foi retirada/copiada.

Mas o plágio é muito mais do que isso. Não é preciso reescrever na íntegra um texto lido, para que seja considerado plágio.

Você pode ser considerado um plagiador quando reescreve um texto, onde muda somente algumas palavras ou frases, ou até muda a orderm em que as mesmas são escritas. E o pior, quando você não menciona dentro do texto, ou ao final do mesmo, a fonte, o autor das ideías as quais faz uso no seu texto.

Acho interessante falar sobre o mesmo. O plágio. O que consiste um plágio? Basicamente é quando uma pessoa assim, como você, pega um texto e o reescreve, mesmo que com as suas próprias palavras, e o reedita em um texto só seu, e ainda assina por ele. O plagiador nada mais é do que um ladrão, uma pessoa que furta idéias colocadas em textos, em frases, e os reedita em um texto próprio, assinado por ele mesmo. Que coisa feia não? É, é feio, mas este é um assunto muito sério. E mais comum do que se imagina...

É tão sério que resolvi escrever este texto, para que vocês não o façam. Eu mesma, terei muito mais trabalho porque, às vezes, acho um texto legal, o coloco no meu blog (na íntegra) e faço, sempre, a menção de onde foi retirado. Mas isso não é suficiente, não é o correto. Nunca.

Antes de mais nada, é importante elucidar que o plágio é quando você assina ou apresenta um texto ou uma obra (texto, fotografia, música, obras, etc) que contenha na íntegra ou parcialmente, pedaços de um texto (no meu caso) que tenha sido escrito por uma outra pessoa. E o pior, você coloca os créditos como sendo seus. O certo, é colocar os créditos para o autor original do texto (ou obra). O ato do plágio é quando uma pessoa se apropria de maneira indevida do trabalho de outra pessoa, e o pior, assina como autora do mesmo.

"A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso [1]. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países." Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio

O que fazer para evitar o plágio? Bom, antes de mais nada, é recomendável que se coloque os créditos completos do autor da peça usada (texto, foto, música, obras, etc) seguindo as normas da ABNT (http://www.blogger.com/(http://www.firb.br/abntmonograf.htm). Basicamente, para informações retiradas da Internet se usa o seguinte:

1. Autor(es).//Título:/subtítulo da parte ou do odo.//Edição.//Local:/Editora,/Data.//Descrição física do meio ou suporte.

No caso, se você for usar algum trecho ou parte de uma publicação periódica, também encontrará ajuda no link informado acima.

Bom, após a elucidação acima, só plagiará quem quiser!

O que não se deve fazer:
http://blosque.com/guia-plagio (Parcial)

1 - Não copie conteúdo
Como os sites de busca podem considerar conteúdo duplicado, caso vc tenha site ou blog, receberá menos visitas. Caso você não seja cuidadoso, vc poderá estar violando os direitos autorais do autor do texto, o que é crime tipificado no código penal.

Caso você não tenha outra saída, copie da maneira correta: procure o site original e peça autorização para o uso do conteúdo. Coloque "Copyright" ou "Todos os direitos reservados" no texto ou blog, preferencialmente no começo do texto ou ao final, com as informações relevantes.

Outra coisa: caso você queira copiar muito um texto, você pode entrar em contato com o autor do mesmo e pedir licença para que o texto seja publicado/reproduzido por você. Mas atenção: se não te derem licença, NÃO COPIE.

2 - Não esconda os créditos
Mesmo dando os créditos ao autor, não lhe dá o direito de copiar o texto. Quem lhe dá esta licença é o próprio autor. Direito garantido por lei.

Os créditos devem aparecer no início do texto, logo após o título do mesmo, e com a fonte do mesmo tamanho que o resto do texto. Não preciso explicar porque, né?

3 - Não assuma autoria de um texto que não é seu
É o que chamamos de PLÁGIO. É um crime previsto no código penal. Caso você tenha copiado um texto, PONHA OS CRÉDITOS: Nome do Autor e link para o página de onde você copiou o texto.

Mesmo não assinando o texto, caso não coloque os créditos devidos, você estará plagiando um outro autor.

Pessoas decentes, profissionais íntegros, alunos exemplares não fazem de conta que criaram um texto que não é de sua autoria.

Seja criativo, surpreenda-se: leia textos para informação, e crie você mesmo os seus textos, com as suas palavras!!

11 May 2009

RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PRODUTOS DE LIMPEZA

Por: Luciana Fofonka
http://mirandomundo.wordpress.com/2008/07/19/receitas-alternativas-para-produtos-de-limpeza/

A utilização crescente de produtos de limpeza fosfatados contribuiu para o surgimento de impactos ambientais negativos, como a poluição de águas. Os fosfatos são aditivos presentes em maior percentual na composição dos detergentes e sabões. Quando em contato com águas naturais estagnadas, atuam como verdadeiros adubos que as plantas aquáticas e algas utilizam para se desenvolver, provocando o crescimento excessivo de algas e, até mesmo a eutrofização do manancial.

Também é importante ressaltar que os sabões e detergentes possuem um grau de toxicidade que, apesar de baixo, pode tornar-se perigoso, dependendo do grau de intoxicação e do tipo de produto que a causa. Os sabões, por exemplo, se forem excessivamente alcalinos, irritam a pele. Se seu uso for contínuo, pode ocasionar dermatites. Se houver contato prolongado do sabão com a mucosa ocular pode resultar em lesões relativamente graves. A ingestão pode causar distúrbios gástricos como vômitos, cólicas e diarréia (OSORIO & OLIVEIRA, 2001).

Nesse contexto para minimizar os problemas ambientais pode-se optar por produtos de limpeza alternativos. Existem receitas de produtos de limpeza, que já foram testadas e aprovadas, que procuram além diminuir os impactos ao meio ambiente, também os causados à saúde humana. Cabe salientar que são receitas práticas e econômicas.

Dentre as várias receitas existentes Waldman & Schneider (2000), Irenes (2007) Greenpeace (2007) destacam algumas:

Detergente Alternativo
Ingredientes:
Um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).
Preparo:
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Detergente Alternativo Multiuso
Ingredientes:
Água, vinagre, amônia líquida (amoníaco), bicarbonato de sódio e ácido bórico.
Preparo:
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico.Obs: Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais.Mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.Como os detergentes comerciais são fabricados para produzirem espuma além do necessário, sugere-se substituí-los por sabão dissolvido previamente em água quente.

Limpador de Janelas e Espelhos
Ingredientes - Preparo
Três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Após para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Limpador e Desodorante de Carpetes e Tapetes
Ingredientes – Preparo
Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente o tapete/ carpete, deixe descansar por uma hora e aspire. Para uma desodorização rápida pulverize o carpete com bicarbonato e aspire logo a seguir.

Amaciante de roupas
Ingredientes – Preparo
Para deixar as roupas macias adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.

Limpador de Banheiro
Ingredientes – Preparo
Para limpeza geral de banheiros, use esponjas e escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para limpar pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Bacias devem ser limpas através da aplicação de uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe agir por algumas horas e após dê descarga. Também pode ser utilizada uma solução forte de vinagre.
Obs: A maioria dos produtos de limpeza causa mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele.

Limpador de Vidros
Ingredientes – Preparo
Para limpar vidros utilize uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

Limpador de Forno
Ingredientes – Preparo
Use uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com o auxílio de um pano fino.

Desodorante de Ambiente
Ingredientes – Preparo
Para desodorizar o ambiente pode-se utilizar uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.Obs: Além de ser mais econômico, evita o aumento de doenças respiratórias e alergias.

Limpador de Pisos de Cerâmica
Ingredientes – Preparo
Misture aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Após lave o piso como de costume.

Limpador de Janelas e Esquadrias de Alumínio
Ingredientes – Preparo
Janelas e esquadrias de alumínio podem ser mantidas sempre brilhando como novas, basta limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Após passe um pano macio ou flanela.

Demais Dicas Alternativas

§ Para a limpeza de panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Após algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Caso a comida grudar, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.

§ Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza, pois alimentam as bactérias existentes na pia.Após o uso da esponja, torça bem e coloque-a para secar ao sol.Nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.O paninho usado para enxugar a pia também não deve ficar molhado. Serve como fonte de contaminação.Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo.A lixeira sobre a pia da cozinha também é um foco de contaminação. O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.

§ Para limpar catchup, maionese ou refrigerante no tapete, primeiro retire o excesso com um pano ou colher.Depois borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água.Esfregue um pano seco, de fora para dentro.Repita isso até sair bem a mancha.Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10.Passe o pano.O vinagre cortará a ação do produto químico.

§ Utilize um pano umedecido com álcool para remover manchas de água do aço inoxidável

§ A gordura do forno, deve ser retirada da seguinte forma: Ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água

§ Para passar roupas a ferro, forre primeiramente a tábua de passar roupa com papel alumínio. Assim economizará energia.

§ Quando a roupa amarelar, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna

§ Risco de caneta esferográfica em papel de parede pode ser retirado passando-se levemente um pouco de acetona

§ Cheiro de alho, cebola e água sanitária nas mãos, pode se retirados assim:*Esfregue uma colher de aço inoxidável sob água corrente.*Esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.*Após esfregue-as com salsa cortada. *Também ajuda esfregar as mãos com açúcar e, em seguida lavar em água corrente.

§ Para limpar móveis de fórmica esfregue com um pano embebido em álcool e em seguida dê brilho com flanela limpa e seca.

§ Os móveis de vime devem ser limpos com água quente misturada com bicarbonato de sódio, deixando secar sob o sol.

§ Sofá de couro branco deve ser limpo com uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. Nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.

§ Para proteger e hidratar peças de couro, nunca as guarde dentro de sacos plásticos, pois, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade.Tire as peças sempre que puder, de onde estiver guardado e passe um pano úmido, deixando secar a sombra.Também passe cera incolor (líquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha. Assim estará protegendo e hidratando o couro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Greenpeace. Substitutos para os Detergentes. Disponível em http://www.essencialsites.com.br/DicasSuaCasa.htm. Acesso em novembro de 2007.
Irenes. Dicas e Truques Caseiros. Disponível em: http://www.espacoecologiconoar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3545&Itemid=64. Acesso outubro. 2007.
OSÓRIO, VIKTORIA KLARA LAKATOS; OLIVEIRA, WANDA DE. Polifosfatos em Detergentes em Pó Comerciais. Quím. Nova vol.24 nº.5, São Paulo, Sept./Oct. 2001
WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia Ecológico Doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.
fonte: http

06 May 2009

Sonecas: Parte Importante do dia

Sonecas são extremamente importantes para, tantos os bebês como os pequeninos. Porquê? Eis aqui algumas razões:
  • Em primeiro lugar porque ajuda o seu pequenino cérebro a consolidar informações sobre tudo aquilo que eles aprendem ao longo do dia (Muito importante para os mais pequenos, porque eles aprendem novas habilidades diariamente).
  • Prove o descanso necessário para que eles consigam chegar ao próximo sono, e bem. Ao contrário das crenças populares, uma criança que perde o soninho da tarde (ou cochiladinha básica) será muito mais difícil dormir à noite. Portanto, bebês e crianças que não tiram sonequinas durante o dia, podem causar grandes problemas na hora de dormir. Observe e veja - se o bebê estiver muito chatinho ou hiper ativo na hora de dormir, pode ser que ele não tenha dormido o suficiente durante o dia...

Guia para saber o quanto o seu bebê ou criança deve dormir durante o dia:

  1. Recém-nascidos (de 0 a 3 meses) - de 4 a 5 sonecas durante o dia, cada uma com duração de uma a três horas.
  2. Bebês (de 3 a 6 meses) - 3 sonecas por dia, com duração entre uma e três horas.
  3. Bebês (de 6 a 14 meses) - geralmente duas sonecas sólidas por dia, com duração de uma a três horas cada.
  4. Crianças (de 15 meses a 3 anos de idade) - uma boa soneca por dia, com duração de duas a três horas.

Se você achar que o seu bebê não está dormindo o suficiente durante o dia, não entre em pânico. Existem alguns passos simples que você poderá tomar para melhorar a detecção do soninho.


Como identificar QUANDO o seu bebê está pronto para uma soneca? Muitos pais esperam até que o seu filho esteja hiper cansado para aí, colocá-los para dormir. Infelizmente, isso dificulta à eles caírem no sono. O melhor a fazer é colocá-lo para dormir quando se está nos primeiros estágios do cansaço. Quais são eles?

* Esfregando os olhos
* Olhos vermelhos
* Esfregando ou puxando as orelhas
* Esfregando ou coçando o nariz
* Esfregando o rosto com o ombro, um cobertorzinho, etc.
* Bocejar
* Arcando as costas


Se você notar o seu bebezinho fazer qualquer uma dessas ações acima, é bem provável que ele esteja pronto para uma soneca!


P.S. Você sabia, segundo estudos feitos sobre o assunto, que tirar uma soneca deveria ser ingrediente obrigatório também para adultos?

05 May 2009

"Um par de sapatos muito feio" - Autor Desconhecido

Eu estou usando um par de sapatos.
Eles são sapatos muito feios.
Sapatos extremamente desconfortáveis.
Eu odeio os meus sapatos.
E a cada dia que uso eles, eu continuo clamando por um par novo.
Tem dias que os meus sapatos fazem os meus pés doerem tanto, que eu penso que, mais um passo a dar será impossível.
E mesmo assim, eu continuo a usá-los.

As pessoas me olham de maneira até engraçada quando uso estes sapatos.
São olhares de compaixão.
E eu posso dizer quais são aqueles que dão Graças à Deus, por não estarem usando os meus sapatos.
Eles nunca conversam sobre os meus sapatos.
Saber o quanto os meus sapatos são horriveis podem fazê-los muito desconfortáveis.
Para saber exatamente o que é ter sapatos assim, você deve andar neles.
Mas, uma vez postos, eles nunca mais poderão ser tirados.

Eu agora concebo que não sou a única pessoa que usa sapatos desconfortáveis e feios.
Muitas pessoas ao redor do mundo usam estes mesmos sapatos.
Algumas mulheres são como eu, e sentem dor todos os dias ao tentar andar com estes sapatos. Algumas aprenderam como andar neles, e assim os seus pés não doem tanto.
Algumas usaram os sapatos por tanto tempo que demora até se conscientizarem que eles realmente machucam.

Nenhuma mulher merece usar estes sapatos.
Mesmo assim, é por causa destes sapatos que eu sou uma mulher bem mais forte.
Este sapatos me deram a força que eu necessitava para encarar qualquer coisa.
Eles fizeram o que sou, hoje.

Eu sempre andarei nos sapatos de uma mulher, que um dia, perdeu um filho.