22 May 2009

SOBRE O PLÁGIO

Estou escrevendo esse textículo, porque não quero cometer o crime de plágio quando copio um texto na íntegra, e é claro, ofereço a exposição do texto original, com o uso de palavras próprias do mesmo, e óbviamente, informo o leitor sobre a fonte de onde a informação foi retirada/copiada.

Mas o plágio é muito mais do que isso. Não é preciso reescrever na íntegra um texto lido, para que seja considerado plágio.

Você pode ser considerado um plagiador quando reescreve um texto, onde muda somente algumas palavras ou frases, ou até muda a orderm em que as mesmas são escritas. E o pior, quando você não menciona dentro do texto, ou ao final do mesmo, a fonte, o autor das ideías as quais faz uso no seu texto.

Acho interessante falar sobre o mesmo. O plágio. O que consiste um plágio? Basicamente é quando uma pessoa assim, como você, pega um texto e o reescreve, mesmo que com as suas próprias palavras, e o reedita em um texto só seu, e ainda assina por ele. O plagiador nada mais é do que um ladrão, uma pessoa que furta idéias colocadas em textos, em frases, e os reedita em um texto próprio, assinado por ele mesmo. Que coisa feia não? É, é feio, mas este é um assunto muito sério. E mais comum do que se imagina...

É tão sério que resolvi escrever este texto, para que vocês não o façam. Eu mesma, terei muito mais trabalho porque, às vezes, acho um texto legal, o coloco no meu blog (na íntegra) e faço, sempre, a menção de onde foi retirado. Mas isso não é suficiente, não é o correto. Nunca.

Antes de mais nada, é importante elucidar que o plágio é quando você assina ou apresenta um texto ou uma obra (texto, fotografia, música, obras, etc) que contenha na íntegra ou parcialmente, pedaços de um texto (no meu caso) que tenha sido escrito por uma outra pessoa. E o pior, você coloca os créditos como sendo seus. O certo, é colocar os créditos para o autor original do texto (ou obra). O ato do plágio é quando uma pessoa se apropria de maneira indevida do trabalho de outra pessoa, e o pior, assina como autora do mesmo.

"A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso [1]. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países." Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio

O que fazer para evitar o plágio? Bom, antes de mais nada, é recomendável que se coloque os créditos completos do autor da peça usada (texto, foto, música, obras, etc) seguindo as normas da ABNT (http://www.blogger.com/(http://www.firb.br/abntmonograf.htm). Basicamente, para informações retiradas da Internet se usa o seguinte:

1. Autor(es).//Título:/subtítulo da parte ou do odo.//Edição.//Local:/Editora,/Data.//Descrição física do meio ou suporte.

No caso, se você for usar algum trecho ou parte de uma publicação periódica, também encontrará ajuda no link informado acima.

Bom, após a elucidação acima, só plagiará quem quiser!

O que não se deve fazer:
http://blosque.com/guia-plagio (Parcial)

1 - Não copie conteúdo
Como os sites de busca podem considerar conteúdo duplicado, caso vc tenha site ou blog, receberá menos visitas. Caso você não seja cuidadoso, vc poderá estar violando os direitos autorais do autor do texto, o que é crime tipificado no código penal.

Caso você não tenha outra saída, copie da maneira correta: procure o site original e peça autorização para o uso do conteúdo. Coloque "Copyright" ou "Todos os direitos reservados" no texto ou blog, preferencialmente no começo do texto ou ao final, com as informações relevantes.

Outra coisa: caso você queira copiar muito um texto, você pode entrar em contato com o autor do mesmo e pedir licença para que o texto seja publicado/reproduzido por você. Mas atenção: se não te derem licença, NÃO COPIE.

2 - Não esconda os créditos
Mesmo dando os créditos ao autor, não lhe dá o direito de copiar o texto. Quem lhe dá esta licença é o próprio autor. Direito garantido por lei.

Os créditos devem aparecer no início do texto, logo após o título do mesmo, e com a fonte do mesmo tamanho que o resto do texto. Não preciso explicar porque, né?

3 - Não assuma autoria de um texto que não é seu
É o que chamamos de PLÁGIO. É um crime previsto no código penal. Caso você tenha copiado um texto, PONHA OS CRÉDITOS: Nome do Autor e link para o página de onde você copiou o texto.

Mesmo não assinando o texto, caso não coloque os créditos devidos, você estará plagiando um outro autor.

Pessoas decentes, profissionais íntegros, alunos exemplares não fazem de conta que criaram um texto que não é de sua autoria.

Seja criativo, surpreenda-se: leia textos para informação, e crie você mesmo os seus textos, com as suas palavras!!

No comments:

Post a Comment