AMAMENTAÇÃO: AGORA, ESTA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA APÓS O NASCIMENTO DO BABY. FAÇA DE TUDO PARA QUE O SEU BEBÊ, E VOCÊ, APROVEITEM AO MÁXIMO ESTE MOMENTO!
Engraçado, mas este é um tópico que eu adoro discorrer, e não fico cansada de escrever over and over again. Os seios são uma parte do corpo igualmente surpreendentes e fascinantes, não pela aparência, mas pelo que são capazes de produzir, e todo o processo de aleitamente ao qual estão envolvidos.
Infelizmente, mesmo que as fórmulas de leite que estejam por aí mostrem que são "tão boas quanto o leite materno", sabemos que isso não é verdade. Não há como comparar. Quer ver:
- Bebês amamentados com Fórmula ficam doentes muito mais vezes que os bebês amamentados no seio da mãe, e tem uma probabilidade maior em morrer durante os primeiros anos de vida.
- Quando comparado aos bebês que mamam no seio da mãe por mais tempo, os bebês alimentados com Fórmula tem duas vezes maiores chances de risco de morte, e quatro vezes mais chances da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSL).
- De acordo com um estudo onde foi analisado o padrão de hospitalização para bebês homogeneos de classe média, brancos, alimentados com mamadeira tinham 14 vezes maiores chances de serem hospitalizados do que bebês alimentados no seio da mãe.
A realidade mostra que deveríamos pensar que o normal, na verdade, é o leite materno, e as Fórmulas são alimentos artificiais e muito inferiores. As Fórmulas, na maioria das vezes, não são muito bem toleradas, e não contém os glóbulos brancos e anticorpos necessários para o combate às doenças que o leite materno tem. O leite materno é específico para a espécie humana, e muda de acordo com as necessidades do bebê.
Para os bebês nascidos antes do tempo, chamados prematuros, os seios da mãe produzem um leite que contém uma composição diferente, especial para bebês prematuros. É o que faz toda a diferença para eles, entre a vida e a morte. O colostro contém muitos anticorpos, e age como laxante, para que o bebê possa expelir o máximo de dejetos, estes coletados no seu tempo em que esteve dentro do útero. Infelizmente, o homem ainda não foi capaz de replicar esta maravilhosa substância.
A proteina do leite materno é basicamente whey, o que é mais facilmente digerido pelo bebê, ao contrário da proteína encontrada no leite de vaca. A proteína no leite da mãe possui grandes quantidades de amino ácidos (Taurine) que tem um papel importante no desenvolvimento do cérebro e olhos do bebê.
A gordura do leite materno é praticamente auto-digestivo, já que ele contém a enzima lipase, que por sua vez quebra a gordura. A gordura é a fonte principal de calorias para os bebês - e eles precisam de MUITAS calorias para que possam crescer bem. Vale lembrar que o leite humano contém grandes quantidades de ácidos gordurosos chamados Omega-3, o qual é importante para o desenvolvimento do cérebro (mas a mãe deve ingerir gordura Omega-3 para repassar ao bebê).
As vitaminas e minerais do leite materno são muito bem absorvidos pelo bebê, e o leite contém susbtâncias que ajudam na absorção destas vitaminas e minerais.
Impulso do Sistema Imunológico
Em cada mamada, a mãe repassa ao bebê MILHÕES de células brancas VIVAS para que assim o bebê possa combater todos os tipos de doenças. Estas células vivas não são encontradas no leite Fórmula de qualquer espécie. É válido dizer que quando a mãe fica exposta a algum tipo de germe, ela produz anticorpos para aquele germe em específico, e assim passa ao bebê os anticorpos necessários através do leite. O leite materno contém fatores antivirais, antibacterianos e antiparasitários.
O mais interessante é que, se o bebê contrair uma doença que a mãe não tenha sido exposta previamente, ele transferirá este organismo pela saliva ao seio da mãe, e esta por sua vez começará a produzir anticorpos imediatamente, e os transferirá de volta ao bebê através do leite para que ele possa combater a doença.
Hormônios e Enzimas
O leite materno contém muitas enzimas digestivas, e muitos hormônios. Estes contribuem para o bem estar do bebê.
O leite materno ajuda a criarmos crianças mais felizes e mais saudáveis. Ele previne a obesidade.
O leite materno ajuda no alinhamento da mandíbula do bebê, e são os que menos precisam de aparelhos ortodônticos a medida em que ficam mais velhos. Isto é provavelmente em razão da ação de sugar o seio, que melhora no desenvolvimento dos músculos faciais e na formatação do pálato.
O leite materno contribui para uma visão e audição melhores. Bebês que não mamam o seio da mãe, apresentam mais problemas de infecção nos ouvidos.
O leite materno é de grande auxílio para a saúde geral do bebê. Eles apresentam bem menos problemas com infecções respiratórias, pneumonia e influenza. Eles apresentam menos casos de diarreia, menos casos de infecção gastrointestinal e constipação.
Bebês não alimentados no leite materno apresentam maiores chances de apresentar problemas cardíacos, diabetes juvenil, esclerose múltipla, asthma e alergias. O leite materno previne doenças digestivas, como a úlcera, colite e doença de Chron’s, bem como cânceres infantis.
Aleitamento Materno e QI
Estudos mostram que o aleitamento materno tem um efeito positivo no QI da criança. Num estudo feito na Dinamarca com mais de 3.000 homens e mulheres, foi constatado que, bebês que foram alimentados no seio da mãe por 9 mese ou mais, apresentavam maior inteligência do que bebês que foram alimentados por um mês ou menos.
Porque o leite materno é tão importante? Pois ele contém inúmeras sustâncias que auxiliam o cérebro do bebê, e por consequência, podem auxiliá-lo a aumentar o QI.
O que o leite tem? Ácido Docosaheaxaenoic (DHA), ou seja, um ácido gorduroso (ômega-3) importantíssimo para o cérebro do bebê. Os niveis de ácidos gordurosos no leite materno dependerá do consumo de alimentos ricos em ômega-3 que a mãe obtiver, como por exemplo peixes e flax (linhaça). Os níveis de DHA são mais altos em bebês que são amamentados por um longo período de tempo.
O leite materno contém colesterol, muito importante para o tecido nervoso do cérebro que está crescendo.
O leite materno é rico em lactose, que é quebrado em glucose e galactose, e a galactose é um nutriente muito importante para o desenvolvimento do tecido cerebral.
O leite materno contém Taurina, um amino ácido muito importante para o desenvolvimento cerebral.
O processo do aleitamento materno é super benéfico para o desenvolvimento cerebral da criança pois é uma troca, um contato de pele entre a mãe e o bebê. O contato pele a pele é muito importante para o crescimento do bebê.
É importante lembrar que, a criança deve ser alimentada no seio da mãe, mas o produto final desta criança dependerá também dela continuar tendo uma alimentação equilibrada durante a sua infância, bem como a maneira como ela é criada.
Benefícios
É fato: a amamentação é o ponto focal da vida do bebê. Não se trata somente de um fonte de alimentação, mas sim de uma fonte de conforto e segurança. É macio e quente, o que uma mamadeira não é. O bebê se sente mais seguro quando mama no seio da mãe.
Não podemos nos esquecer de comentar que o ato de amamentar o bebê é uma maneira natural de criar vínculos com o seu pequeno. Amamentar e segurar o seu bebê bem perto do corpo faz o cérebro produzir uma substância/hormônio chamada ocitocina. A sua liberação é linkada ao contato da pele da mãe com a pele do bebê. A ocitocina promove uma sensação de calma e bem-estar a ambos. A ocitocina não faz do ato de amamentar uma experiência sexual, como muitos erroneamente pensam.
O leite materno também contém um hormônio chamado Cholecystokinin (CCK) que induz ao sono, a ambos, tanto o bebê quanto a mãe. É a maneira mais fácil de induzir o seu bebê a dormir. Ou seja, a fonte de conforto está sempre presente. Estudos provam que, bebês bastante massageados e tocados crescem mais e melhor. Portanto, beije, abrace, acaricie muito o seu bebê.
Algumas dicas para as mães de primeira viagem
O ato de amamentar é melhor quando providenciado em demanda, em outras palavras, sempre que o seu bebê quiser mamar. Isso pode ser de uma em uma hora, ou de duas em duas horas ou de três em três horas, tudo depende do bebê exclusivamente. Bebês têm o estômago muito pequenino, e o leite materno é digerido rapidamente. Isso quer dizer, quanto menor for o bebê, mais rapidamente ele terá fome. É importante salientar que bebês não mamam somente para se alimentar, mas sim pelo conforto e segurança que o ato promove.
O colostro é muito rico em anticorpos, daí ser chamado de "primeira vacina"; também possui uma leve característica laxante, que ajuda a limpar o organismo de substâncias desnecessárias, como por exemplo o mecônio (primeiras fezes do bebê). Ele estará misturado ao leite até próximo do décimo dia, quando desaparecerão totalmente.
A coloração amarelada e o pequeno volume de colostro dão lugar ao leite branco, que será produzido em quantidades tanto maiores quanto forem estimuladas as mamas na ordenha.
As células secretoras dos alvéolos retiram do sangue materno água, partículas de proteína, glóbulos de gordura, lactose (açúcar), sais minerais, vitaminas e anticorpos, entre outras substâncias importantes para a composição do leite.
O leite materno se altera durante toda a amamentação. Ele inicia a mamada ainda ralo e transparente (5-8 minutos), e já no final da mesma (25-40 minutos) se apresenta bem esbranquiçado e com alto índice de gordura; assim, as papilas gustativas do bebê detectam a presença destes lipídios e são sinal de saciedade ao cérebro infantil. Ele é capaz ainda de fornecer ao bebê os anticorpos necessários naquele determinado momento. O principal fator imunológico presente no leite materno é a lgA secretória, que atua revestindo os intestinos do bebê, impedindo a aglomeração e multiplicação de bactérias e vírus.
O leite tem como características básicas:
Ser de fácil digestão e não sobrecarregar os intestinos e os rins do bebê. Isto explica as fezes amarelas e pastosas e a urina clarinha e abundante, quase sem odor.
Proteger o bebê de muitas doenças, devido ao fato de seu potencial imunológico ir-se modificando de acordo com as necessidades do bebê.
Ser prático - não é preciso ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar, e está sempre pronto em qualquer hora e lugar, na temperatura ideal.
Apresentar, de forma balanceada, carboidratos, gorduras e proteínas, necessários a cada fase da vida do bebê.
Prevenir a obesidade infantil, pois a criança é saciada pela qualidade do alimento, e não pela quantidade.
Ter menor probabilidade de desenvolver doenças alérgicas como eczemas, bronquites e asmas.
Prevenir as diarréias, responsáveis por morte principalmente em famílias de baixa renda.
Problemas na Amamentação
Muitas mulheres tem a idéia errônea de que o ato de amamentar acontece naturalmente, e é super fácil desde o primeiro momento. Talvez, para algumas mulheres realmente seja mais fácil, por motivos físicos (o bico do seio é mais resistente que outras, etc.) e por terem maiores informações dentro da família. Mas nem todas as mulheres tem esta facilidade. AMAMENTAR é relativamente fácil e delicioso, mas é IMPORTANTE SE PREPARAR para tal. Para que você não tenha problemas na amamentação, é importante seguir algumas dicas:
- Ao saber da sua gravidez, é importante preparar o mamilos. Durante o banho, compre uma bucha e ao ensaboar-se, passe a bucha sobre os seios várias vezes. No começo será incômodo e poderá chegar a doer (pare quando começar a doer) mas como você terá algumas meses pela frente, não há problema em parar e retomar o exercício no próximo banho. Ao sair do banho, novamente passe a toalha sobre os mamilos várias vezes, friccionando-os. Este exercício ajudará a criar uma pele bem mais resistente, e por consequência, ajudará você a não ter feridas nos mamilos no início da amamentação.
- Após o esfregaço com a toalha, passe nos seios uma pomada chamada MASSÊ. Esta pomada nutre e amacia os mamilos, preparando-os para a amamentação. A pomada é encontrada em todas as farmácias.
- Após o nascimento do bebê, é importante você usar (pelo menos no primeiro ou segundo mês) uma pomada chamada LANSINOH. Ele ajuda a manter os seios hidratados e os protege durante a fricção da boca do bebê contra o bico do seio. Ele pode ser usada sempre, e o mais prático, não é preciso retirá-lo do bico do seio antes de cada amamentação. Ele não tem cheiro e não é tóxico. Você encontra não encontra a pomada a venda em farmácias. O lugar mais barato para comprá-la é através do telefone da EUROMARKET (http://www.euromarket.com.br)/) Tel: (11) 5183-9210 / 5182-9487. Ás vezes eles não têm o produto para entregar, portanto, prepara-se com antecedência. Dois ou três tubos são suficientes para os primeiros meses de amamentação.
Fontes:
Wonders of Breast Milk www.007b.com/wonders_breastmilk.php
http://www.aliancapelainfancia.org.br/
No comments:
Post a Comment