29 September 2009

ALIMENTOS SAUDÁVEIS / COZINHA SAUDÁVEL




Alimentar os nossos filhos com alimentos saudáveis pode ser um desafio - enorme - mas não impossível. Nos dias de hoje, quando uma mãe certamente não é apenas "do lar" mas uma profissional com o dia super atribulado, cheio de resposabilidades e dores de cabeça, às vezes, é mais fácil abrirmos uma caixa de lasagna congelada, colocar no microondas por 15 minutos e, depois de pronta, voilá, darmos assim mesmo para os nossos filhos. É, seria o mais fácil, mas com certeza, como se diz em Inglês – on the long run / lá no final – veremos que a escolha não é das mais espertas, e o pior, com os nossos filhos.

A nossa saúde é algo que nascemos com ela, mas é nossa responsabilidade cuidarmos dela, contribuírmos para que ela sempre cresça, se desenvolva, aflore. Como fazemos isso? Ingerindo alimentos diversos, de boa qualidade, de várias cores e texturas. Mas é claro, sem esquecer que isso não nos obriga a fazer aqueles pratos horrorosos, sem cor, sem gostosura, sem açucar ou gordura, afinal, isso tambem, nas doses certas, são benéficas para o nosso organismo. Não se esqueça: sem exageros!

Comecei a procurar na internet por receitas saudáveis e fáceis de fazer para a minha pequena, e por consequência, para mim e para o meu marido. Achei sites, livros e blogs interessantíssimos. Alguns livros eu comprei, mas sigo as receitas de alguns blogs também, e olha que os pratos são soberbos!

Para quem se interessar:
  • Deceptively Delicious por Jessica Seinfeld (Eng) - ótimas receitas e maneiras de adiantar alimentos em casa, para fazer ao final do dia. Já imaginou seu filho comendo pepino e beterraba? Cenoura e cebola? Agora ele vai! E o melhor de tudo, não vai nem saber!!
  • Cook Yourself Thin: Skinny Meals You Can Make In Minutes (Eng) por - receitas para quem quer ficar longe de ganhar alguns quilinhos, sem contudo deixar de comer bem e gostoso. Receitas não levam nada diet, adoçantes ou qualquer outro produtos maléfico para os pequenos.
  • Amy, Super Healthy Kids - http://www.superhealthykids.com/ ou http://blog.superhealthykids.com/
  • Nava Atlas - http://vegkitchen.com/
Como é o meu dia? Corrido! Saio de casa super cedo, e vejo a minha filha somente depois das 5 da tarde. Daqui a pouco, ela vai estar frequentando a escolinha, e com certeza vou ter que começar a cozinhar durante a semana, para que ela leve somente coisas nutritivas e saudáveis na lancheira. Todo esforço vale à pena. A saúde agradece!

Ainda não passei pelo tormento que muitos pais falam: filhos que não comem nada, são enjoados e não comem qualquer coisa que seja saudável, somente o contrário. Eu tenho uma sobrinha que não come nada que não seja miojo e salsichas. Você sabe do que é feito miojo e salsichas? Pois é. Colocar refrigerante numa mamadeira para um bebê tomar coca-cola é o fim do picão. Suco de laranja ou até mesmo de uva orgânico são deliciosos!

A nossa filosofia sobre alimentos tem que mudar. 90% da nossa dieta deve ser composta por vegetais, frutas, nozes, sementes e grãos. Se conseguirmos comer pelo menos a metade do nosso consumo diário em frutas e vegetais, já será um grande avanço. Tente não comer fora de casa, e se precisar ir a uma festinha, leve uma sobremesa pra lá de original com uma receita pra lá de saudável!

Meu marido é um devorador. Ele come de tudo, desde os alimentos super processados até os mais saudáveis, desde que esteja pronto para comer.

Quem tiver receitas saudáveis e saborosas, fáceis de fazer, mande um email!

No comments:

Post a Comment