29 September 2009

ALIMENTOS SAUDÁVEIS / COZINHA SAUDÁVEL




Alimentar os nossos filhos com alimentos saudáveis pode ser um desafio - enorme - mas não impossível. Nos dias de hoje, quando uma mãe certamente não é apenas "do lar" mas uma profissional com o dia super atribulado, cheio de resposabilidades e dores de cabeça, às vezes, é mais fácil abrirmos uma caixa de lasagna congelada, colocar no microondas por 15 minutos e, depois de pronta, voilá, darmos assim mesmo para os nossos filhos. É, seria o mais fácil, mas com certeza, como se diz em Inglês – on the long run / lá no final – veremos que a escolha não é das mais espertas, e o pior, com os nossos filhos.

A nossa saúde é algo que nascemos com ela, mas é nossa responsabilidade cuidarmos dela, contribuírmos para que ela sempre cresça, se desenvolva, aflore. Como fazemos isso? Ingerindo alimentos diversos, de boa qualidade, de várias cores e texturas. Mas é claro, sem esquecer que isso não nos obriga a fazer aqueles pratos horrorosos, sem cor, sem gostosura, sem açucar ou gordura, afinal, isso tambem, nas doses certas, são benéficas para o nosso organismo. Não se esqueça: sem exageros!

Comecei a procurar na internet por receitas saudáveis e fáceis de fazer para a minha pequena, e por consequência, para mim e para o meu marido. Achei sites, livros e blogs interessantíssimos. Alguns livros eu comprei, mas sigo as receitas de alguns blogs também, e olha que os pratos são soberbos!

Para quem se interessar:
  • Deceptively Delicious por Jessica Seinfeld (Eng) - ótimas receitas e maneiras de adiantar alimentos em casa, para fazer ao final do dia. Já imaginou seu filho comendo pepino e beterraba? Cenoura e cebola? Agora ele vai! E o melhor de tudo, não vai nem saber!!
  • Cook Yourself Thin: Skinny Meals You Can Make In Minutes (Eng) por - receitas para quem quer ficar longe de ganhar alguns quilinhos, sem contudo deixar de comer bem e gostoso. Receitas não levam nada diet, adoçantes ou qualquer outro produtos maléfico para os pequenos.
  • Amy, Super Healthy Kids - http://www.superhealthykids.com/ ou http://blog.superhealthykids.com/
  • Nava Atlas - http://vegkitchen.com/
Como é o meu dia? Corrido! Saio de casa super cedo, e vejo a minha filha somente depois das 5 da tarde. Daqui a pouco, ela vai estar frequentando a escolinha, e com certeza vou ter que começar a cozinhar durante a semana, para que ela leve somente coisas nutritivas e saudáveis na lancheira. Todo esforço vale à pena. A saúde agradece!

Ainda não passei pelo tormento que muitos pais falam: filhos que não comem nada, são enjoados e não comem qualquer coisa que seja saudável, somente o contrário. Eu tenho uma sobrinha que não come nada que não seja miojo e salsichas. Você sabe do que é feito miojo e salsichas? Pois é. Colocar refrigerante numa mamadeira para um bebê tomar coca-cola é o fim do picão. Suco de laranja ou até mesmo de uva orgânico são deliciosos!

A nossa filosofia sobre alimentos tem que mudar. 90% da nossa dieta deve ser composta por vegetais, frutas, nozes, sementes e grãos. Se conseguirmos comer pelo menos a metade do nosso consumo diário em frutas e vegetais, já será um grande avanço. Tente não comer fora de casa, e se precisar ir a uma festinha, leve uma sobremesa pra lá de original com uma receita pra lá de saudável!

Meu marido é um devorador. Ele come de tudo, desde os alimentos super processados até os mais saudáveis, desde que esteja pronto para comer.

Quem tiver receitas saudáveis e saborosas, fáceis de fazer, mande um email!

24 September 2009

BATIZADO, CONVITES, PRESENTES, ETC.

Estive tão ocupada ultimamente que deixe de postar no mês passado. E olha que se não estivesse me forçando à isso, talvez eu nem postasse este mês... que vergonha.

Bom, a razão do postar é única e exclusivamente para a minha linda e querida filha, a minha Bella.

Elá tá uma pirulona! Às vezes, tenho a impressão de ver os seus avanços à olhos vistos! Está falando bastante, às vezes ouve e repete logo em seguida o que ouviu. É engraçado vê-la articulando as palavras. Agora está imitando algumas que faço, algumas caras e bocas. Às vezes eu faço beiço (com o lábio de baixo para fora) e ela imita, é tão bonitinho vê-al querendo fazer o mesmo beiço! E olha que ela consegue, viu.

Por incrível que possa parecer, ela continua mamando no seio. É claro que não tem mais aquele interesse, aquela vontade, mas naquela horinha antes do soninho, sempre vem a calhar, o calor de mãe, o abraço, o carinho, o aconchego. Não preciso dizer aqui, mais uma vez, que amamentar é a experiência mais facinante que já tive. Como é bom!! A troca de olhares, a cumplicidade, o amor, sem a necessidade das palavras. É uma coisa de louco.

Mês que vem será o batizado da Bella, na Igreja Católica e na Igreja Luterana. Tudo bem que sou mais Luterana do que o meu marido é Católico, mas sabe como é né... resolvi que a melhor opção seria batizá-la nas duas igrejas. Encontramos uma Igreja Católica (Nossa Senhora dos Pobres - Butantã) que aceitou batizá-la sem sermos casados na Igreja, muito menos da mesma religião, e os padrinhos idem (serão meus pais). Na Igreja Luterana não precisou queimar a pestana, nem cursinho tem. E eu pergunto, pra quê hein? Igreja Católica é muito frescura. Quem não curtiu muito foi meu pai, apesar dele não ter dito nenhuma palavra.

Fiz os convites e as lembracinhas. Ficou tão bonitinho... Será somente para a família, mas eu tenho os meus parentes fora do país, e tenho que mandar para eles um convite, uma lembracinha, não é...

Só espero que no dia 18 faça sol, um dia bonito. Não precisa estar quente, mas um sol para iluminar o dia.

Para aqueles que adoraram o convite que fizemos, visite www.sweetkids.com.br/page1.aspx

E para os que procuram lembraças, de todos os tipos www.sweetpresentes.com.br