27 February 2009

Crianças que Mordem (e como!!)

Meu filho é um "mordedor". Ele morde quando está excitado, quando está bravo ou quando não consegue o que quer. Devo mordê-lo de volta?

Respostas do Expert
Penelope Leach, psicóloga infantil

Sem dúvida, o ato de morder é o tipo de conduta a qual os pais mais têm medo e receio. Jogar objetos, ou até mesmo chutá-los pode ser perigoso, mas a mordida não só machuca a carne, mas os nossos sentimentos também, aterrorizando pequenas vítimas ou enfurecendo as maiores. Não é muito difícil verificar o porque pequenos mordedores são expulsos de creches, pré- escolas e grupos de brincadeiras, fazendo com que seus pais se sintam os piores seres deste mundo.

É totalmente compreensivel que quando o seu filho enterra os dentes na sua - ou pior, na carne de outra pessoa, o "morda ele de volta" parece uma boa e lógica pedida. Infelizmente, não é.
Dentes (e "garras") são armas naturais para jovens mamíferos, então, é normal que o primeiro instinto das crianças é usá-los quando se sentem ameaçados ou quando precisam de algo. Eles não entendem porque morder (beliscar e puxar cabelos) é proibido, ou seja, totalmente errado. Então, quando eles mordem, mesmo que seja de brincadeira e não com muita força, é importante informar de maneira clara e imediata que isso é totalmente inaceitável.

Se os beijos tornam-se mordiscadas agressivas, seria interessante removê-lo do seu colo com um "Não Morda" bem firme. Ele ainda é muito novo para uma longa explicação sobre o pq morder é feio. É suficiente apenas dizer que ele não deve morder. Ponto.

Tenha a certeza de não recompensar o seu bebê/criança por morder você de maneira inadvertida. As marcas dos dentes, com certeza, chamarão a sua atenção, mas não o pegue no colo - mesmo que seja para repreendê-lo. Se o seu filho morder outra criança, foque toda a sua atenção na criança que sofreu a mordida - mordedores, quando recebem atenção mesmo que negativamente, tendem a repetir a ação.

Enquanto é importante dizer firmemente ao seu filho que morder não é aceitável, castigá-lo por isso não é muito eficaz no intuíto de fazê-lo parar. Medidas punitivas, na maioria das vezes tem o efeito contrário, tornando-a mais agressiva, brava e hiperestimulada. E mesmo que os pais sejam frequentemente aconselhados a morder a criança de volta, "para mostrar o que se sente" quando isso acontece, essa não é a melhor saíde, e ainda por cima é dolorosa para a criança.

Uma criança desta idade não é capaz de colocar-se na posição da outra pessoa, então é inútil tentar mostrar para ela que o que ela fez é feio e doloroso fazendo o mesmo com ela.
Crianças fazem o seu aprendizado social de acordo com as ações e exemplos dos pais, então, morder e infligir dor nos pequenos é um super mal exemplo.

O ato de morder deve ser interrompido, mas não desça ao nível da criança. Atos agressivos só findarão quando os pais tomarem uma atitude para que isto aconteça. Então, imediatamente:
(1) Remova a boca (e os dentes) do seu filho da parte do corpo da criança que ele está mordendo;
(2) Mostre a sua preocupação pela criança que foi mordida;
(3) Reconheça os sentimentos de cada uma das partes, e
(4) A medida em que as habilidades verbais do seu filho forem melhorando, ajude-o a negociar com palavras - e não com agressividade.
"Nós não mordemos (ou batemos ou agarramos). Use as suas palavras e diga exatamente o que você precisa que eu o ajudarei."

Baby Center
http://www.babycenter.com/404_my-child-bites-should-i-bite-him-back_69171.bc

No comments:

Post a Comment