A verdade é que nenhum de nós sabe ao certo o que fazer e o que dizer como mãe, como pai. É um aprendizado diário. E com certeza, a gente não gosta de ser citado quando alguém quer nos oferecer conselhos do que fazer, nã é mesmo? Mesmo assim, aqui vai 10 conselhos, muito legais por sinal, sobre O QUE NÃO DIZER para os seus pequenos.
1 – Em um minuto!
Quem nós queremos enganar? Como se fosse possível fazer QUALQUER COISA em um minuto! Somos interrompidos quase que a todo minuto, para pegar um lanche, ou fazer um curativo de emergência, pegar algo lá no alto da prateleira , ir ao banheiro limpar o bumbum dos nossos pequenos, ou até mesmo procurar o pato de estimação que insiste em sumir, sozinho, é claro, ele tem pernas próprias!
2 – É bom pra você!
A pequena pensa, “Bom pra quem? Acho que isso é algo bom para você! ESQUECE!!
3 – Fica quieta!
Você terá mais sorte pedindo para o sol parar de brilhar ou a Terra parar o seu movimento normal. A Mãe Natureza é muito, infinitas vezes mais condescendente do que o seu pequeno. Afinal, ela é uma “MÃE”.
4 – Talvez!
Vai me dizer que toda vez em que vc usa essa palavra não é, na verdade, uma maneira mais sutil e educada de dizer não. Os pequenos acreditam que a palavra talvez, na maioria das vezes quer dizer sim. É claro, com a devida insistência.
5 – Na semana que vem nós iremos ... (insira uma atividade negativa aqui)
Se a pequena tem consulta no pediatra ou você tem um programa com o seu marido sem ela, mantenha a informação em segredo até o minuto antes de tal. Sim, é possível “comprar” sossego.
6 – Isso não irá doer.
Mentira. A sua pequena sabe, e você também. Admita que irá doer e prometa algo bem legal para depois.
7 – Nós iremos (insira alguma atividade legal aqui) no próximo verão…
Você comprou um pacote de férias para Disneyland no próximo verão e não vê a hora de contar para a sua filha. Faça um enorme favor para você mesma e a surpreenda somente quando o avião aterrizar. A não ser, é claro, que você não se importe em responder a todo minuto “Nós vamos para a Disneylandia hoje?” Você decide.
8 - Vai pra p… q o p…
Os pequenos pegam tudo no ar, desde o que vc fala sussurrando para ninguém ouvir até as pequenas mentiras brancas (“Adoraríamos ir mas a pequena tá doente”) e comentários entre amigos (“Meu Deus, o cabelo dela parece palha!”). A não ser que vc queira que o seu filho fale tudo para todos, mantenha os comentários em silêncio, para você mesmo.
9 – Da próxima vez
A pequena está implorando por balas na fila do caixa. Uma saída clássica para evitar uma cena é dizer, “da próxima vez”. Você sabe que não irá comprar balas da próxima vez, mas a pequena não. Logo mais, a mesma cena irá se repetir. E acredite: ela sabe que a próxima vez está muito perto.
10 – Vamos limpar a sua caixa de brinquedos e se desfazer do que vc não precisa
A primeira regra é: não mencione sobre a limpeza da caixa de brinquedos. A segunda regra é: não mencione sobre a limpeza da caixa de brinquedos. Nunca. Never. Jamais.