22 October 2009

O DESMAME


É duro, mas com certeza não tanto quanto desmamar minha filha há alguns meses atrás, quando nem eu estava preparada (física e psicológicamente), muito menos ela. Bella está com 1 ano e 7 meses. Meu objetivo era desmamá-la por volta dos 2 anos de idade, mas ela não quer mais saber, não tenho como insistir mais. O que por um lado é muito bom, afinal, isso mostra o quanto ela cresceu, amadureceu, se desvencilhou da "mamãe". É mais uma fase que finda, e outra que começa. Meu bebê cresceu mais um pouco. (Êba!!)

Amamentar foi a melhor experiência que tive em meus 30 e poucos anos de vida. Não foi algo ao qual gastei muito tempo pensando durante a gravidez, mas é claro, me preparei devidamente. É um absurdo, ainda nos dias de hoje, uma mãe ficar com os bicos dos seios fissurados, rachados, sangrando, doendo a bessa, e ter que acabar o que nem bem começou. Nos dias de hoje ainda tem médicos que não orientam as suas pacientes em como preparar o seio para quando o bebê chegar! Pasme! Mas é verdade. O que podemos fazer? Em primeiro lugar, não fazer o pré-natal com este ginecologista de meia tigela. Em segundo lugar, procurar ler o máximo, se informar sobre a amamentação e tudo o que é preciso para tal.

Enquanto eu tiver a oportunidade, estarei ajudando, informando e orientando quem precisar, quiser saber mais sobre amamentação. Todas as minhas amigas que ficaram grávidas após a minha experiência como mãe, tiveram as orelhas roxas de tanto eu falar sobre como preparar os seios. Porque ainda temos mães que sofrem com os seios rachados!?

Eu acho interessante passar estas informações, haja visto que sou totalmente contra tudo o que é forçado. Todo mundo falava para mim que eu tinha que desmamar a Bella (isso quando ela tinha uns 8 meses), e não ela se desmamar de mim. Agora, como fazer isso de maneira suave, sem traumas? Como gosto de ler, procurei, procurei mas não achei nada para me orientar, me ajudar. Foi um dilema na época.

A verdade é que não tem nada sobre o assunto, sobre como você, como mãe, desmamar o seu bebê. A verdade nua e crua é uma só: quem se desmama é o bebê, e não o contrário.
Quando isso acontece? Só Deus sabe, e como não tenho linha direta de comunicação com ele (ainda) não tem como adivinhar quando irá acontecer. Alguns bebês não querem mais saber do seio da mãe aos 3-4 meses de idade. Outros com 1 ano, mas tem bebês que mamam por 4-5 anos. Isso é uma característica intríseca de cada bebê, não dá para adivinhar.

Bella desmamou (vem desmamando) há uns 2-3 meses. Se eu não oferecia, ela nem imaginava que ali estava o meu seio. O que por um lado foi bom. Fui me acostumando com a idéia de que o fim estava perto. Digo isso porque amamentar foi a melhor experiência que tive na minha vida. E pude curtir ao máximo, eu e minha lindinha! Mas toda fase tem o seu início, meio e fim. E o nosso estava anunciando a sua chegada.

A Bella foi batizada neste final de semana. Está muito independente, tagarelando à bessa, mostrando o seu lado ISABELLA, com as suas características próprias, as quais nem eu nem seu pai podemos nos identificar. A vida é assim, eles puxam muitas características nossas, mas o seu núcleo mesmo, seu e de mais ninguém, isso é dela, e ninguém pode prever como será. Podemos moldá-los, ensiná-los a usar a cabeça, começar a pensar de tal maneira, ver as coisas pelo lado positivo, mas o âmago das suas emoções, sentimentos que vem lá do fundo, já estão lá, enraizados. Estamos aqui para orientar, só.

Junto com o batizado, veio a vontade (minha) de ir em frente com o que eu estava, realmente, protelando, mas já vinha planejando, cozinhando no banho-maria. O desmamar. Não dei o seio para ela nos horários mais concorridos: dormir e acordar. Ela nem sentiu falta. Mas é claro que isso é algo com o qual só pude ir em frente porque senti da Bella que era hora. No dia seguinte, repetiu-se. Na segunda-feira, após banho, minha camiseta estava ensopada. Na hora nem me toquei, mas era o leite que tinha vazado. A quantidade era grande e precisava sair, já que ela não mamava mais. Tirei com a bomba (que aluguei por mais um mês) para ter controle da situação. Desde segunda (hoje é quarta) não bombeei mais, e também não amamentei mais. Ela não procurou, eu não ofereci.

Acredito que este é o fim de mais uma fase na minha vida e na vida da Bella. E foi muito/muito bom enquanto durou, mas tudo tem o seu fim. Ficou apenas a minha experiência (que eu espero poder compartilhar com quem precisar) e as garrafinhas de vidro da Leite Fácil, as quais comprei para estocar o leite. Acho que tenho umas 30 garrafas em casa!!

COMO PREPARAR OS SEIOS DURANTE A GRAVIDEZ – assim que vc descobrir a gravidez, é interessante ir preparando os seios. Como? Durante o banho, pegue a bucha e passe repetidas vezes sobre os bicos dos seios. Use uma pressão moderada. Sim, no começo é horrível, dói, é incômodo, mas vai passar. Não é para arrancar a pele e fazer os seios sangrarem. Vc tem bastante tempo para engrossar a pele, então, vá com calma. Assim que sair do banho, ao secar-se esfregue a toalha seca sobre os seios, repetidas vezes. Faça isso todos os dias ao sair do banho. Durante os nove meses você poderá ver que a pele se torna mais grossa, espessa, e com certeza, não rachará nos dois primeiros meses de adaptação à boquinha do seu bebê.

POMADA LANSINOH -- Após o nascimento do bebê, é importante você usar (pelo menos no primeiro ou segundo mês) uma pomada chamada LANSINOH. Ele ajuda a manter os seios hidratados e os protege durante a fricção da boca do bebê contra o bico do seio. Ele pode ser usada sempre, e o mais prático, não é preciso retirá-lo do bico do seio antes de cada amamentação. Ele não tem cheiro e não é tóxico.

ONDE COMPRAR -- Você encontra não encontra a pomada a venda em farmácias. O lugar mais barato para comprá-la é através do telefone da EUROMARKET (www.euromarket.com.br) Tel: (11) 5183-9210 / 5182-9487. Ás vezes eles não têm o produto para entregar, portanto, prepara-se com antecedência. Dois ou três tubos são suficientes para os primeiros meses de amamentação.

01 October 2009

OUTUBRO ROSA: Participe da Luta contra o Câncer de Mama


www.mulherconsciente.com.br

Surgido há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o Outubro Rosa foi o mês escolhido para a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Desde então, vários outros países vêm aderindo ao movimento. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

Queremos conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença, lembrando que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento. Para isso, vamos iluminar monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo, escritórios e restaurantes, decorar casas e enfeitar carros. Participe! Além dos eventos, que podem ser conferidos na nossa agenda, saiba o que você pode fazer para entrar nessa luta. O seu engajamento é fundamental. Somente unidos vamos conseguir vencer o câncer de mama.

COMO PARTICIPAR:
Para aderir ao movimento, basta promover ações que marquem outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Engaje-se, use a criatividade e participe! Envolva sua cidade, sua empresa, a família e os amigos. Qualquer ação é bem-vinda, mas deve estar sempre acompanhada da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Saiba como você pode fazer a diferença.

ÓRGÃOS PÚBLICOS, EMPRESAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES:
* Ilumine em tons cor-de-rosa prédios, praças, monumentos, lojas e escritórios;
* Pinte muros, calçadas, meio-fio, faixas de segurança;
* Coloque banners ou laços cor-de-rosa em fachadas, sacadas, janelas;
* Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
* Envolva funcionários e colaboradores, com palestras, distribuição de material informativo, e sugira a eles para que usem detalhes cor-de-rosa nas roupas.

ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, POSTOS DE SAÚDE:
* Organize oficinas e palestras sobre o autocuidado com a saúde e sobre a saúde da mama para pais e familiares dos alunos;
* Realize uma oficina de pintura de muros e/ou painéis na cor rosa ou reproduzindo o laço cor-de-rosa (em versões dos estudantes) com os alunos;
* Sugira aos alunos trabalhos de pesquisa na internet sobre câncer de mama (e outros), cuidados com a saúde, Outubro Rosa, etc.;
* Sensibilize pais e mães de alunos, familiares e professores.
* Distribua rosas a suas funcionárias em um dia de outubro;
* Troque os copinhos de plástico branco por cor-de-rosa por um dia, uma semana ou durante todo o mês, e faça o mesmo com os guardanapos.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS:
* Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
* Realize parcerias com as organizações e grupos de apoio à saúde da mama em ações de sensibilização pública;
* Envolva voluntários em ações de sensibilização da comunidade e, especialmente, das mulheres para a importância do autocuidado e dos exames para detecção precoce do câncer de mama.

VOCÊ:
* Pendure panos, faixas ou um laço cor-derosa em sua fachada, sacada, janelas;
* Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;
* Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;
* Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;
* Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut ou Facebook;
* Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;
* Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntária da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.