11 June 2009

PROTETOR SOLAR, ELES SÃO TÃO INOFENSIVOS ASSIM?

Por Jane Sheppard
Tradução e adaptação Ana Saraiva

Estando no verão ou inverno, o uso do protetor solar é algo com o qual os pais devem se preocupar. Pequeninos com a pele sensível, ou não tão sensível assim, são um prato cheio para queimaduras solares. Seja o seu filho branquinho feito leite, ou com uma pele jambo, os riscos são os mesmos, e é sempre muito importante estarmos ligados sobre a prevenção de queimaduras solares.

Enquanto que a exposição demasiada ao sol pode ocasionar queimaduras e danos à pele, tomar sol moderadamente é necessário e muito benéfico para a saúde, tanto de crianças quanto adultos. Todos nós precisamos da medida certa de luz solar para permanecer saudável. O sol é a fonte principal de vitamina D, ajuda no fortalecimento dos ossos, na prevenir resfriados, gripes, e reduz o risco de certos cânceres além de outras doenças.

A luz solar é de extremo poder de cura. É importante uma exposição moderada ao sol todos os dias, mas o segredo é não queimar a pele. O quanto de sol é exagero? depende de criança para criança. Algumas crianças podem ficar expostas somente 10-15 minutos antes de começarem a queimar a pele. Outras podem ficar expostas durante 20-30 minutos ou mais, facilmente. Prover esta exsposição ao sol de maneira limitada diariamente, é tão importante quanto oferecer uma boa nutrição para o seu filho.

Se o seu filho ficará por um longo período de exposição ao sol, isso certamente poderá causar queimaduras na sua pele, portanto, ele precisará de proteção. E esta proteção, a menos tóxica possível é o uso de chapéu com abas largas, e roupas de fibra natural para proteger a sua pele.

Pais tem o hábito de aplicar diariamente, uma camada generosa de protetor solar na pele de suas crianças, principalmente nos meses do verão. Isso é uma péssima opção, haja visto que protetores solares possuem componentes altamente tóxicos. Certamente, isso não é algo que vc vai querer esfregar em sua pele todos os dias se não for extremamente necessário, certo?

Ingredientes comuns dos bloqueadores e protetores são suspeitos ou conhecidos como carcinogênicos, e/ou interruptores hormonais, incluindo diethanolamine, triethanolamine (DEA, TEA), padimate-o, octyl dimethyl PABA, benzophenone, oxybenzone, homosalate, octyl-methoxycinnamate (octinoxate), salicylates, e parabens.

O resultado de inúmeros estudos sugerem que os muitos protetores solares que estão à disposição para os consumidores, poderião contribuir para o aparecimento de câncer por conter propriedades geradoras de radicais livres e processos mutagênicos. E talvez a descoberta mais pertubadora é o fato de químicas usadas nos protetores solares comuns, possuem ação estrogênica, e que certamente pode interferir com o desenvolvimento sexual de crianças, e ocasionar problemas no aparelho reprodutor. As químicas encontradas nos protetores podem causar também irritabilidade e coceiras.

Muitos bloqueadores solares contém ingredientes químicos como Benzophenone (ou derivados Benzophenone-3 ou Oxybenzone) que é um dos melhores protetores químicos contra raios UVA e UVB. Entretanto, os protetores que contém estas químicas NÃO são uma boa pedida. Porquê? A proteção que tanto almejamos pode fazer mais mal do que bem.

Benzophenone é um radical livre poderoso, ativado por luz ultravioleta. Estes radicais livres poderão iniciar uma reação que potencialmente poderá levar ao crescimento de melanomas e outros tipos de câncer de pele.

Estudos mostram que algumas químicas contidas neste bloqueadores solares, são absorvidas pela corrente sanguínea em grandes quantidades. Quanto mais tempo o protetor solar ficar em contato com a pele, maior será a absorção. Num estudo lê-se "é prudente não aplicar oxybenzone em grandes extensões de pele por longo tempo ou repetidas vezes, ao menos que outras alternativas de proteçào não estejam disponíveis. Em crianças pequenas a preocupação é maior, haja visto que os processo de eliminação de seus corpos não são muito bem desenvolvidos, e a superfície de pele a ser coberta é bem maior do que quando comparado à um adulto."

Muitos protetores solares contém triethanolamine (TEA). Este ingrediente em combinação com nitrite (usado como preservativo) poderá causar a formação de nitrosamines, que são formadores de cânceres. Os nitrites não estão classificados e expostos nas embalagens de cosméticos, então, impossível de saber quais produtos os contém. Uma particularidade assustadora: mais de 35% do TEA aplicado à pele, entrará na corrente sanguínea.

Os protetores contendo dióxido de titânio ou óxido de zinco, são assumidamente mais seguros. Entretanto, mesmo que estudos mostrem que ele seja mais seguros do que outros produtos que contenham benzophenone, por exemplo, eles não deverião ser aplicados à pele de crianças diariamente. O dióxido de titânio tem habilidade em causar danos ao DNA de células humanas, e existe ainda o perigo de que possa ser carcinogênico.

O óxido de zinco é um mineral que promove a proteção contra raios UVA/UVB, possue propriedade anti-inflamatórias, e é considerado um ingrediente seguro. Na verdade, o óxido de zinco é o único protetor solar aprovado pela FDA para uso em crianças com menos de 6 meses de idade. Entretando, ele deixa fortes resíduos na pele. Para que seja criado um produto que não deixe resíduos brancos na pele, o óxido de zinco é fabricado com partículas de tamanho nano. Existe uma preocupação mundial sobre a toxicidade das partículas nano, e a qual já foi atrelado um estudo à nível mundial, sobre os efeitos da sua absorção na pele e a sua fototoxicidade das partículas nano, na preparação de bloqueadores solares e cosméticos.

Até o momento, não foi provado a segurança das nanopartículas, então é preciso ser prudente, especialmente quando usamos estes produtos em crianças.

O QUE FAZER? Tente pegar sol sem proteção por 20 minutos todos os dias. Se prolongar o tempo de exposição, use protetor solar de óxido de zinco que não seja produzido com nano partículas. A exposição moderada ao sol todos os dias é saudável. Mas quando a exposição ao sol for prolongada, é importante proteger as nossas crianças com protetores o menos tóxicos possível.

Recomendação de Protetor Solar Saudável

Para que mora nos EUA:
Kabana Skin Care
(http://www.kabanaskincare.com)/) - feito com óxido de zinco em partículas pequenas (maiores que nano partículas). Os produtos Kabana são orgânicos, criados por Erik Kreider, cientista farmacêutico.Para quem mora no Brasil:Protetor Solar de Edelweis FPS 20 da Weleda www.weleda.com.br/cosmeticos/protecao_solar/protetor_solar_edelweiss_fps_20.asp
Não testado em animais. Para crianças menores de 6 meses, consultar um médico. Este produto não oferece nenhuma proteção contra insolação. Evitar exposição prolongada das crianças ao sol.
Ingredientes: Água, óleo de gergelim, dióxido de titânio, álcool, glicerina, manteiga de karité, lisolecitina, amido de tapioca, extrato de Edelweiss, extrato de cenoura, óleo de jojoba, alumina, goma xantana, ácido esteárico, fragrância (óleos essenciais naturais), óxido de zinco, estearato de glicerila.