16 April 2009

Ser mãe é diferente de ser pai?

Se mãe é definitivamente a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Tive muitos anos de treinamento, com todos os meus cachorros e cavalos. Tudo bem, eu entendo e concordo (para os que não gostam tanto de animais) que filhos são bem mais intrínsecos que animais, mas convenhamos, são seres vivos, e como um, merecem toda a nossa atenção e carinho, não?

Não consigo me ver sem a Bella. É um grude intenso. Trabalho o dia todo, e quando chego em casa, a atenção é toda dela. Ela é muito pequenina ainda, tem um ano de idade, e toda a atenção é importante e necessária. Não quero me arrepender depois, então, aproveito todos os minutos, segundos da vida dela.

O engraçado é que o mesmo não acontece com outras pessoas. A vida é e continua a mesma: trabalho, assistir tv, viagens, praticar um hobby, ficar na frente do laptop digitando com os amigos, tomar banho, etc. Não que eu não tome banho, por exemplo. Eu tomo sim, todos os dias, mas quando você está com o seu filho, as coisas modificam um pouco. É uma atenção 100% do tempo, não fechar os olhos nem quando os cabelos estão cheios de shampoo. É demorar uns 15 minutos para conseguir fazer o café, porque a pequenina não para de andar, para cá e para lá, e todo cuidado é pouco, então, eu vou atrás, sempre atenta.

Sim, eu não sei o que é assistir um filme (a não ser que ela já tenha ido dormir, e eu sacrifique o meu sono por um bom filme...) Sim, o cuidado é total, o tempo todo, mas eu queria isso, foi tudo o que sonhei na vida. Mas eu realmente acreditava que este fosse o sonho de todos, mães, pais, etc.

Ninguém é igual à ninguém, mas minha filha é tudo para mim. Será que ele seria apenas um detalhe na vida de outros?

A minha vida é a minha filha. Não que eu não faça outras coisas, claro que faço. Não que eu não ame outros seres vivos (família e marido não inclusos por motivos óbvios), assim como os meus cães e cavalos, mas o momento é dela agora. É claro que eu preciso de um tempo para mim, mas algumas pessoas acham que como mãe, a gente tem de estar sim, disponível, available 100% do tempo. E não é bem assim. Eu também preciso de um tempo para relaxar, ficar com dor de cabeça, tomar banho com tranquilidade, não?

Graças à Deus, eu já não era adepta de salões de beleza antes da Bella, com unhas das mãos e pés para fazer semanalmente, ou cabelo a ser cortado e escovado. Sou simples, nem academia eu faço (apesar de achar que seria muito/muito interessante me associar a uma).

Ser mãe é diferente ser pai? Ser mãe é mais intenso do que ser pai? É sentimento apenas? Eu não quero me arrepender mais tarde de não ter ficado com ela, aproveitado todo o tempo possível e impossível com ela. Disso, eu tenho certeza de que não vou me arrepender.